(48) 3438-7619 / 9956-6882

pityassessoria@pityassessoria.com.br

triangle

Notícias

Cursos ajudam a desenvolver carreira dos profissionais após a faculdade

  • 15/01/2015

A Sala de Emprego desta segunda-feira (14) fala sobre os cursos de pós-graduação e dos cursos livres, que ajudam a desenvolver a carreira dos profissionais.

A estudante de relações internacionais, Tatiana Galves, ainda nem terminou a faculdade, mas já planeja voltar aos estudos. Quando terminar a graduação, no fim do ano, ela vai emendar um curso de especialização em políticas públicas. “É muito importante você se especializar em alguma coisa para dar um foco maior para a sua carreira, para o que você quer seguir”, afirma.

Lucas Iapichino, aluno de publicidade e propaganda, também pretende se especializar para dar um empurrãozinho na carreira de publicitário: “Uma pós-graduação, sem dívida, auxilia, vai deixando você mais apto, mais especialista na área que quer atuar”.

Segundo a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), no MEC,10% dos alunos que se formam hoje no Brasil fazem uma pós-graduação. Há dois tipos bem diferentes deste tipo de curso: o lato sensu e o stricto sensu.

O lato sensu são os cursos de especialização e os MBAs. Eles duram geralmente um ano e meio e seguem as regras das instituições que promovem os cursos ou da Associação Nacional de MBAs. São curos mais voltados para o aperfeiçoamento e atualização profissional. Atualmente, há mais de 125 mil opções no Brasil. No final, os alunos recebem um certificado.

Já o stricto sensu são cursos de mestrado e doutorado, que duram de um a quatro anos e normalmente são mais teóricos e voltados para o ensino e pesquisa. Eles são regulamentados pelo Ministério da Educação e, por isso, os alunos recebem um diploma depois da conclusão.

O mercado exige profissionais cada vez mais bem preparados e a pós-graduação é um diferencial, mas para a consultora de carreira, Adriana Gomes, a escolha do curso pode vir com o tempo, com a experiência no próprio mercado. “Ele poderia vivenciar um pouco mais a experiência do mercado de trabalho para conhecer um pouco mais da profissão que ele escolheu e, aí sim, poder escolher uma pós-graduação com alguns focos. Quanto mais experiência ele tiver, melhor, porque assim, quando ele terminar a graduação, pode dizer que se identifica com a área. Ele tem uma bagagem de vida maior, que permite com que ele faça uma escolha que seja muito mais consciente e adequada”, opina.

Cursos online

Uma tendência para quem quer se aperfeiçoar com ensino de qualidade e sem sair de casa são os Moocs. Este tipo de curso é um fenômeno recente mundial, que permite que qualquer pessoa tenha acesso a aulas das melhores universidades do mundo. É tudo feito online e de graça.